sábado, 14 de janeiro de 2017

Curso de Batismo - Aula Batismo no Espírito Santo

Curso de batismo
com Pastor Luciano Batista

Aula 03: Batismo no Espírito Santo
Blasfêmia contra o Espírito

Creio que para o assunto de hoje este texto é clássico.
Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6.8-20)

Porque do texto? Bom o assunto é batismo no Espírito Santo, em outras palavras: Mergulho no Espírito que é Santo.
Na regra eu deveria hoje falar sobre o batismo nas águas em nome de Jesus, mas como o que antecede o batismo nas águas é o arrependimento. Nada mais apropriado de estudar sobre a santidade do Espírito de Deus.
Notamos no texto que não podemos, viver no Espírito e nas obras da carne ao mesmo tempo.

Embora o Espírito de Deus seja Santo, Ele procura meios de estar ligado a nós que somos pecadores. Qual o objetivo?
Ajudar em nossa fraqueza: Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26

Para nós guiar a toda a verdade: Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16.13

Para falar por meio de nós: Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10.20

A pergunta é: Existe diferença entre ter o Espírito e ser batizado no Espírito Santo?

Sim tem! Mas vamos por etapas.
O que é batismo no Espírito Santo?
Batismo no Espírito Santo é o poder de Deus agindo em nós para o que é útil
Leia: Atos 1 e 2 e também 1 Coríntios 12

Quando a pessoa é batizada no Espírito Santo, essa pessoa recebe poder para ser usado pelo Espírito Santo para toda boa obra.

O que é ter o Espírito Santo?
E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5.32

Sabemos que o Espirito é  por natureza Santo, sendo assim Ele não é dado por mérito ou por um simples gesto de ser batizado em nome de Jesus.
Quero lembrar que os mensageiros do anticristo sai do meio da igreja. Sendo assim não é simplesmente pelo fato de ser membro batizado e dizimista.

Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 1 João 2.19

Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; Judas 1.12

Como saber se a pessoa recebeu o Espírito Santo?
Deve seguir os frutos do Espírito quais são: Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5.22,23

Lembrando também da lista acima:
Ajudar em nossa fraqueza, Para nós guiar a toda a verdade e Para falar por meio de nós.

Quem não fala em outras línguas não tem o Espírito Santo?
Acho que a pergunta está errada, ela deveria ser assim: Se os dons e dado para o que é útil, porque a pessoa que tem o Espírito não teria os dons?

E a resposta é óbvia, se não tem o dom que é útil, dificilmente terá o Espirito que é dado somente aos obedientes.

Pode uma pessoa que não conhece a Espírito Santo cometer o pecado de blasfêmia? Óbvio que não!
Primeiramente porque devemos observar o texto, e depois a palavra blasfêmia, te, o sentido de profanar o Santo. Então somente que conhece pode profanar.
Agora vamos ao texto: Confira o texto em Mateus

E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?
Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.
Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?
Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Mateus 12.23-24
Confira o texto em Marcos
E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.
E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás?
E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;
E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir.
E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.
Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.
Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;
Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo). Marcos 3.22-30

Bom o texto em Luca 12.10 está agrupado em meio a vários conselhos. Assim ficaremos com os texto que apresentam mais concordâncias.

Em soma aprendemos que se tratava de uma repreensão aos Mestre do templo. Que deveriam ter mais cuidado ao julgar as coisas entes de dizer que era demônio.
Agora fique claro que profanar o Santo é  pecado de blasfêmia.

Igreja Apostólica do Brasil/Mauá-SP
www.youtube.com/iabmaua

Nenhum comentário:

Postar um comentário