terça-feira, 6 de outubro de 2020

Aula 001: A graça salvadora

 

Séria de estudos:

Vestido de graça



Saudações apostólicas a todos, estamos dando início a séria de estudos com o tema: Vestido de graça.

Com essa séria pretendemos esclarecer alguns pontos que os pregadores costuma, fazer confusão entre a graça e salvação e lei e justificação.


Acredito ser muito importante explicar algumas colocações para evitar possíveis constrangimentos:


Doutrina: Conjunto de ensinamentos que segue um padrão pré estabelecido


Usos e costumes: Tradições que são definidas pelo grupo, aldeia, estado ou país.


Lei: Legislação Estabelecida para o Individuo, procurando manter a ordem e os direitos de todos. Ferramenta usada para punir os infratores que desobedecem ou ignora. (Artigo 21 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, diz: O desconhecimento da lei é inescusável.)


Atos 17.30 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância,

v30b - anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;


Gálatas 5.13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

v14 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.


O objetivo da lei e da liberdade é o mesmo, o respeito ao próximo (Não faça aos outros, o que não quer que faça com você)


Agora sim daremos início a nossa aula de hoje: Na aula 001 Vamos abordar o tópico: A graça salvadora

Efésios 2.8-10 - v08 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

v09 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

v10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Geralmente ouvimos as pessoas dizer que nossas doutrinas e baseadas no Antigo Testamento
Sabendo que estar embasado no antigo testamento não é pecado e nem errado. Mas para
dar resposta aos que tem preguiça de estudar, vamos usar mais o novo testamento para assegurar nossas doutrinas.

Já que usaremos o Novo Testamento, vamos entender o que Paulo diz sobre a graça salvadora.


Carta de Paulo aos santos que estão em Éfeso, escrita muito provavelmente escrito entre 60-63 dC.


Doutrina ocupa a maior parte do livro de Efésios. Metade do ensino nesta epístola diz respeito à nossa posição em Cristo e o restante ao que afeta a nossa condição. Com muita frequência aqueles que ensinam deste livro ignoram toda a instrução fundamental e vão diretamente ao capítulo final. Pensando que ignorando as capítulos anteriores, estão prontos para se revestir da armadura de Deus.

No entanto, para beneficiar-se plenamente do conteúdo desta epístola, é importante começar no início da instrução de Paulo nesta carta.


Vamos analisar com calma o assunto do capítulo 02 desta carta: Efésios 2.1-3


Segundo Paulo, nós andávamos no curso do mundo e por isso éramos destinados a ira de Deus.

v01 - E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

v02a - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe

v02b - das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;

v03a - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade

v03b - da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Para o apóstolo Paulo a graça salvadora de Deus, é o fato de nos resgatar do pecado sem cobrar nossos antigos pecados.

Após ser resgatados devemos andar em boas obras e não continuar na pratica do pecado. Efésios 2.4-10


v04 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

v05 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

v06 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

v07 - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

v08 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

v09 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

v10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Ser salvo pela graça, não
o direito de viver como gentio (Sou brasileiro não sou judeu) - Efésios 2.11-16


v11a - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados

v11b - incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;

v12a - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel,

v12b - e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

v13 - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

v14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

v15a - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças,

v15b - para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

v16 - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.


Para o desespero dos
crentes libertinos, a graça salvadora ligou os gentios ao povo Judeu e não o povo Judeu aos gentios. Efésios 2.17-22


v17 - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

v18 - Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

v19 - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

v20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

v21 - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

v22 - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.


Mas o antigo testamento foi por Cristo abolido! 2 Coríntios 3.12-16


v12 - Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.

v13a E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de

v13b - Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.

v14a - Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por

v14b - levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

v15 - E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

v16 - Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.

Uma vez salvo pela graça, devemos abandonar o pecado. Romanos 6.1,2


v01 - Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

v02 - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?


Viver na graça é viver sem escândalo em coisa alguma. 2 Coríntios 6.1-3


v01 - E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão

v02a - (Porque diz:Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora

v02b - o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).

v03 - Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;


Acredito eu que, a melhor forma de encerrar essa aula é com a carta completa de Judas.


Convite para batalhar pela fé – v01 ao v04


v01 – Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:

v02 - Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.

v03a - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum,

v03b - tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

v04a - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios,

v04b - que convertem em libertinagem a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.



Existe uma punição para os libertinos – v05 ao v08


v05a - Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo,

v05b - tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;

v06a - E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação,

v06b - reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

v07a - Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles,

v07b - e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

v08 - E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.


Daí vem a importância dos pregadores – v09 ao v16


v09a - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés,

v09b - não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

v10 - Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.

v11 - Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.

v12a - Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens

v12b - sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

v13a - Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes,

v13b - para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.

v14 - E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;

v15a - Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade,

v15b - que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.

v16a - Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências,

v16b - e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.


Uma advertência a igreja – v17 ao v25


v17 - Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;

v18 - Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.

v19 - Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.

v20 - Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,

v21 - Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

v22 - E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;

v23 - E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.

v24 - Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,

v25 - Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.


Não confunda liberdade com libertinagem, e nem salvação pela graça com salvação dê graça.

Os salvos vivem como salvos e não satisfazem seus desejos carnais.

2 comentários: