sábado, 27 de junho de 2020

Aula 09 do CBA - Livro de 1 Coríntios

Aula 09 do CBA
Curso Bíblico Apostólico
por Pastor Luciano Batista

Livro de 1 Coríntios

Leitura oficial: Atos 18.1-3

E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.

No primeiro versículo já identifica o apóstolo Paulo como o autor do livro de 1 Coríntios.
O livro de 1 Coríntios foi escrito em cerca de 55 dC.

Vamos conhecer um pouco sobre a cidade de Corinto (em grego, Kórinthos), essa cidade está próximo, cerca de 48 km a oeste de Atenas. A moderna cidade de Corinto está localizada cerca de 5 km a nordeste das ruínas antigas.

Corinto era um rico centro comercial, abrigando uma população cosmopolita (oriundo ou próprio dos grandes centros urbanos, das grandes cidades), graças ao seu porto, que realizava um lucrativo comércio com a Ásia, além de ser um ponto de comunicação com a península itálica. Além disso, desempenhou um papel importante no trabalho missionário do apóstolo Paulo, que lá viveu por dezoito meses. Hoje é a segunda maior cidade do Peloponeso, com vários locais de interesse para os peregrinos e turistas. Nome Peloponeso é dado à grande península situada no sul da Grécia, à qual se liga pelo istmo de Corinto.

O local da antiga cidade era habitado já no período neolítico (5000-3000 a.C.), e floresceu como um importante centro no século VIII a.C., permanecendo assim até sua destruição pelos romanos, em 146 a.C. Tinha o status de potência naval, o que permitiu à antiga Corinto estabelecer colônias em Siracusa, (na ilha da Sicília) e em Corcyra (atual Corfu, próximo à Albânia). Estas colônias serviam como entrepostos comerciais para as peças ornamentais de bronze, produtos têxteis e cerâmica produzidos na metrópole.

A partir de 582 a.C., Corinto passou a abrigar os Jogos Ístmicos, celebrados em honra do deus do mar Poseidon. O templo dórico de Apolo, um dos principais marcos históricos da cidade foi construído em 550 a.C., no auge da riqueza da pólis.

O apóstolo Paulo fundou a igreja em Corinto. Poucos anos depois de deixar a igreja, o apóstolo Paulo ouviu alguns relatos preocupantes sobre a igreja de Corinto. Eles estavam cheios de orgulho e tolerando a imoralidade sexual. Os dons espirituais estavam sendo usados indevidamente e havia um crescente mal-entendido das principais doutrinas cristãs. O apóstolo Paulo escreveu sua primeira carta aos Coríntios na tentativa de restaurar a igreja de Corinto à sua fundação: Jesus Cristo.

Devido os muitos cultos pagão que eram realizados na cidade Corinto, sempre acontecia de venderem nos mercados as carnes e comidas que sobravam dos rituais. Sem falar que dentro da própria igreja de Corinto havia membros que participavam das festas pagãs, alegando que era uma adaptação aos moldes cristão, por esses motivos Paulo fala dos falsos irmãos que estava na igreja.
Um dos principais cultos de Corinto era o culto sexual com as sacerdotisas de Afrodite, entenda os motivos que Paulo combatia forte mente a prostituição nas duas cartas a Coríntios.

A igreja de Corinto estava cheia de divisões. Os crentes de Corinto estavam se dividindo em grupos leais a determinados líderes espirituais (1 Coríntios 1.12; 3.1-6). Paulo exortou os crentes de Corinto a permanecerem unidos por causa da sua devoção a Cristo (1 Coríntios 3.21-23). Muitos na igreja estavam essencialmente aprovando uma relação imoral (1 Coríntios 5.1-2). Paulo ordenou que esse homem perverso fosse expulso da igreja (1 Coríntios 5.13). Os crentes de Corinto estavam processando uns aos outros (1 Coríntios 6.1-2). Paulo ensinou aos coríntios que seria melhor sofrer uma ofensa do que danificar seu testemunho cristão (1 Coríntios 6.3-8).

Paulo deu instruções à igreja de Corinto sobre o casamento e celibato (capítulo 7), comida sacrificada a ídolos (capítulos 8 e 10), a liberdade cristã (capítulo 9), o uso do cabelo crescido e preso das mulheres (1 Coríntios 11.1-16), a Ceia do Senhor (1 Coríntios 11.17-34), os dons espirituais (capítulos 12-14) e a ressurreição (cap. 15). Paulo organizou o livro de 1 Coríntios para responder a perguntas que os crentes de Corinto tinham feito a ele e para exortá-los sobre a maneira correta de lidar com conduta imprópria e crenças errôneas que tinham previamente aceitado. Ou seja o livro de 1 coríntios também serva como livro de apologetica.

Muitos dos problemas e questões com os quais a igreja de Corinto estava lidando ainda estão presentes na igreja de hoje. As igrejas da atualidade ainda lutam com divisões, imoralidade e com o uso dos dons espirituais. O livro de 1 Coríntios poderia muito bem ter sido escrito para a igreja hoje e faríamos bem em prestar atenção às advertências de Paulo e aplicá-las a nós mesmos.

Hoje não temos os problemas portuários com exposição ao sexo como havia na época de Paulo em Corinto, porém hoje temos em nossas mãos aparelhos que trazem as sacerdotisas de Afrodite facilmente para o seio da igreja. Como agiríamos se fossemos expulsos de nossas cidades ou demitidos de nossos empregos, pelo motivo de ter escolhido ser Judaico Cristão?
Com a carta de coríntios eu espero ter ensinado a todos que, não somos os extraterrestres, mas somos sim terrestres que espera uma pátria superior e celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário