sexta-feira, 26 de junho de 2020

Geração desobediente


Geração desobediente


Leitura oficial - Deuteronômio 21.18-21

Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.


Acredito que nossa aula de hoje não poderia iniciar sem a menção de uma lei muito temida e comentada em nosso país…



Lei do menino Bernado - Lei da palmada


O menino Bernardo Boldrini foi assassinado em abril de 2014, quando tinha somente 11 anos de idade. De forma cruel, uma mistura de sedativos aplicada culminou em overdose por superdosagem do medicamento Midazolam. Em decorrência da morte do menino, a justiça brasileira ganhou a Lei do Menino Bernardo.


A educação inicia-se na infância, com os pais ou responsáveis, na medida em que são eles os que convivem, primária e majoritariamente, com as crianças ainda em fase formativa, fundamentalmente por meio de exemplos. A proximidade física e emocional entre pais e filhos é o primeiro elo entre o indivíduo e uma coletividade organizada, e essa organização não seria possível sem que se atribuísse autoridade a algum (ou alguns) de seus membros, de onde vem nossa noção de poder familiar.


Nesse contexto, a lei 13.010, apelidada de "Lei da Palmada", entrou em vigor em 26 de junho de 2014, alterando o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90) bem como o Código Civil Brasileiro (lei 10.406/02), estabelecendo como direito da criança e do adolescente a não submissão a qualquer forma de castigo corporal, não importando o nível do mesmo ou a finalidade.


Para tanto, prevê que os pais ou responsáveis que descumprirem a norma deverão ser encaminhados a programas de proteção à família, tratamentos psicológicos ou psiquiátricos, advertência e até mesmo punição prevista no Código Penal.


É muito comum escutar do país cristão os textos bíblicos que aprova a vara o castigo e outras mais punições. Porém poucos pais se dedicam aos textos bíblicos que diz: Ensine, eduque, não provoque, faça como deseja que seja feito.

Hoje quero compartilhar com todos, algumas lições que vida que são as causas desta geração desobediente e também apresentar os remédios que essa doença.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22.6



Lemos ainda: Ezequiel 19.1-4


v01 - E tu levanta uma lamentação sobre os príncipes de Israel,

v02 - E dize: Quem foi tua mãe? Uma leoa entre os leões a qual, deitada no meio dos leõezinhos, criou os seus filhotes.

v03 - E educou um dos seus filhotes, o qual veio a ser leãozinho e aprendeu a apanhar a presa, e devorou homens,

v04 - E, ouvindo falar dele as nações, foi apanhado na cova delas, e o trouxeram com cadeias à terra do Egito.


Lemos: Deuteronômio 6.6-9


v06 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

v07 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

v08 - Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.

v09 - E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.



Lemos: Jeremias 31.29,30

v29 - Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.

v30 - Mas cada um morrerá pela sua iniquidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário