sábado, 20 de junho de 2020

CBA aula 08 - Livro de Romanos

Aula 08 do CBA
Curso Bíblico Apostólico
por Pastor Luciano Batista

Livro de Romanos

Agora entraremos nas cartas doutrinarias do Novo Testamento. Sendo 13 delas escrito pelo apóstolo Paulo. Quero chamar a sua atenção e convidar para examinar com cuidado cada aula agora.

O autor de Romanos é identificado como sendo o Apostolo Paulo e tudo indica que Paulo usou um homem chamado Tércio para transcrever suas palavras.

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Romanos 1.1

Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor. Romanos 16.22

Quando foi escrito: O livro de Romanos foi provavelmente escrito entre 56-58 AD.

Na época em que o Novo Testamento foi escrito, era comum indicar o nome e o destinatário na seção de abertura das cartas. Paulo endereçou esta carta a todos os cristãos que viviam em Roma. Além das suas saudações, Paulo incluiu um breve resumo do evangelho a ser tratado na epístola. Esse evangelho, prometido no Antigo Testamento, tratava de Jesus Cristo e era a base do apostolado e da missão de Paulo.

No livro de Romanos podemos acompanhar os esforços de Paulo em levar a doutrina de Cristo, mostrando a Sua importância, aos cristãos em Roma. A autoria deste livro é atribuída a Paulo, que contou com a ajuda de Tércio, responsável por transcrever as palavras do apóstolo. O livro foi escrito enquanto Paulo estava em Corinto, na Grécia, antes de sua viagem a Jerusalém para levar aos pobres as ofertas que havia recebido.

Ao longo dos 16 capítulos acompanhamos o ministério de Paulo durante as suas viagens para passar às pessoas os ensinamentos de Cristo. O apóstolo relata seu desejo em ir a Roma, levar a Palavra do Senhor para os romanos e logo após ir para a Espanha. Mas não conseguiu cumprir esse desejo, pois foi preso antes em Jerusalém. Após isso, foi enviado para Roma em prisão domiciliar, onde continuou pregando a Palavra do Senhor.

Como em todas as epístolas de Paulo às igrejas, o seu propósito em escrevê-las foi proclamar a glória do Senhor Jesus Cristo através do ensino da doutrina, assim como edificar e encorajar os crentes que receberiam a carta. De particular preocupação para Paulo foram aqueles a quem esta carta foi escrita – aqueles em Roma que foram "amados de Deus, chamados para serdes santos" (Romanos 1.7). Porque ele próprio era um cidadão romano, ele tinha uma paixão única por aqueles na assembleia dos crentes em Roma. Já que Paulo não tinha, até este ponto, visitado a igreja de Roma, esta carta também serviu como sua introdução para eles.

Paulo estava animado com a ideia de finalmente poder ministrar nesta igreja, e todos estava bem conscientes desse fato (Romanos 1.8-15). A carta aos Romanos foi escrita de Corinto pouco antes da viagem de Paulo a Jerusalém para entregar as ofertas que haviam sido dadas aos pobres de lá. Ele tinha a intenção de ir a Roma e depois a Espanha (Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia. Romanos 15.24), mas seus planos foram interrompidos quando foi preso em Jerusalém. Ele acabaria indo a Roma como prisioneiro. Febe, um membro da igreja em Cencreia perto de Corinto (Romanos 16.1), provavelmente levou a carta para Roma.

O livro de Romanos é essencialmente um trabalho de doutrina, e eu já percebi muitos erros teológicos cometidos quando as pessoas usam o livro de Romanos. Muitos afirmam que Paulo pregava a graça e apontava negativamente a lei no Antigo Testamento, porém em Romanos podemos olhar que o ensinamento de Paulo é bem diferente.
Eu sou ministro de uma organização religiosa que prega o Dispensacionalismo (O Dispensacionalismo é um método de interpretação histórico que divide a obra de Deus e Seus propósitos para a humanidade em diferentes períodos de tempo. Geralmente há sete dispensações identificadas, embora alguns teólogos acreditem que haja nove. Outros contam de três até mesmo 37 dispensações. Nossa organização prega as sete dispensações: Quais são: Inocência, Consciência, Governo Humano, Promessa, Lei, Graça e Milênio). Embora eu seja um dispensacionalista, eu não concordo com a visão clássica desta doutrina, exemplo: A Igreja substitui Israel e a graça de Deus foi manifestada apenas após a morte de Cristo na cruz. Qual é a importância desta afirmação que acabo de fazer?

Quando afirmamos que a graça de Deus só foi revelada após a morte de Cristo, estamos anulando todas as obras que Deus fez para salvar seu povo mesmo quando estavam no erro. Porém os que afirmam que a graça só foi manifestada após a morte, tentam com isso explicar que na dispensação da lei todos eram salvos pela obediência e lei, quando na verdade a obediência a lei era uma justificativa e não uma salvação. Se fosse salvação, não haveria a necessidade de cumprir anualmente os sacrifícios. Mas esse assunto é muito longo para uma aula apenas. Voltaremos ao livro de Romanos.

Resumindo o capítulo 1: Todo o mundo está sem desculpas perante Deus. Lemos Romanos 1.18-21

v18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
v19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
v20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
v21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

A criação testemunha sobre o criador e por esse motivo todos estão sem desculpas, seja ele índio no meio do mato, ou chinês em um regime ditador, todos que tem contato com a criação pode encontrar Deus através da criação, com uma ressalva das pessoas que possuem incapacidade de decidir por si mesmas (Crianças, doenças mentais). Sabendo que existem uma grande diferença entre inocência e ignorância.

Inocência: Incapacidade de adquirir conhecimento ciência.
Ignorância: Ato de ignorar o saber.

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, Atos 17.30

O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Naum 1.3



Resumindo o capítulo 2: O desconhecimento da lei, não desobriga de obedecê-la. Romanos 2.26-29

v26 - Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
v27 - E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
v28 - Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
v29 - Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Não podemos agir como se não soubéssemos, temos que procurar conhecer a vontade de Deus em suas leis. Como disse Paulo que o Gentios obedecem de coração o que o Judeus obedecem por lei.

Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Romanos 2.14


Resumindo o capítulo 3: Ignorar a vida justa achando que Deus salva ignorantes. Romanos 3.4-8

v04 - De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.
v05 - E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
v06 - De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
v07 - Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
v08 - E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.

Resumindo os capítulos 5, 6 e 7: A graça de Deus não foi de graça, a obediência de um homem justificou o pecado de um homem.

Lemos Romanos 5.14,15

No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

Lemos Romanos 6.1,2

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Lemos Romanos 7.3-6

v03 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
v04 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
v05 - Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
v06 - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

O capítulo 8 de Romanos é o divisor de águas.. Lemos Romanos 8.7-10

v07 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
v08 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
v09 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
v10 - E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.


Resumindo os capítulos 9, 10 e 11 - Ser judeu não garante a salvação e ser batizado em nome de Jesus também não.

Lemos: Romanos 9.14-16

v14 - Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
v15 - Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
v16 - Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

Lemos: Romanos 10.2-7

v02 - Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
v03 - Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
v04 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
v05 - Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
v06 - Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)
v07 - Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)


Lemos: Romanos 11.1-4

v01 - Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
v02 - Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
v03 - Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
v04 - Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.

Resumindo os capítulos 12, 13, 14, 15 e 16 aprendemos sobre louvor, tolerância e gratidão.

Lemos: Romanos 12.1,2

v01 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
v02 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


Lemos: Romanos 13.1,2

v01 - Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
v02 - Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

Lemos: Romanos 14.3-5

v03 - O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
v04 - Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
v05 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.

Lemos: Romanos 15.14-16

v14 - Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.
v15 - Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada;
v16 - Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.


Aprendemos então em Romanos, que nossas desculpas por não conhecer os princípios da lei, não será a causa que nos desobriga obedecer a lei. Porque se a lei foi abolida poderíamos então roubar, matar, adulterar, mentir e ainda profanar o santo?
Mas quando aprendemos que o princípio da lei tem maior relevância do que a própria lei, então não roubaríamos, porque não queremos ser roubados. Não mataríamos porque não queríamos ser morto. Não cometeríamos adultério, porque não gostaríamos de sofrer isso em nosso casamento. Não praticaríamos a mentira porque não gostaríamos de ser enganado. Não profanaríamos o santo, porque não gostaríamos que Deus destruísse tudo que temos e que somos.

Aprenda o princípio e tenha uma vida sem temer a lei, mas viva no favor daquele que pagou a sua dívida na cruz. Lembre-se: A graça de não de graça, alguém pagou a conta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário