sábado, 13 de junho de 2020

Aula 07 - Livros Histórico de Atos

Aula do Livro de Atos CBA
Curso Bíblico Apostólico
por Pastor Luciano Batista


Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Atos 1.1,2

Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; Lucas 1.3

Os dois primeiros versículos constituem uma pequena introdução que liga Atos ao Evangelho de Lucas. Os versículos introdutórios do Evangelho têm a intenção de servir a ambos, o Evangelho e o livro de Atos.
O Evangelho contém tudo o que Jesus começou a fazer, e a ensinar; Atos segue o curso do ministério contínuo do Cristo elevado, através do Espírito Santo operando nos apóstolos. Não sabemos quem era o Teófilo, se um cristão que precisava de mais instrução ou um pagão interessado.

O autor deste livro não é identificado, mas há indícios de que Lucas tenha sido o escritor.

Ao longo dos 28 capítulos podemos acompanhar histórias do surgimento da igreja, que se passam desde Jerusalém até o império romano. Além disso, vemos também que após a Sua ressurreição, Cristo continuou guiando a igreja com os Seus ensinamentos através dos apóstolos. Antes de subir aos céus, Ele pediu para que os apóstolos aguardassem em Jerusalém para que do alto fossem revestidos de poder. Esse poder viria pelo Espírito Santo, para que em terra os apóstolos fossem testemunhas dos ensinamentos do Senhor. Então, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu para realizar “o batismo da igreja no Espírito”, selar todo aquele que crê em Cristo e instruí-los a fim de que pudessem reproduzir os ensinamentos do Senhor.

Este livro tem como foco o ministério de dois apóstolos: Pedro e Paulo. Antes de tornar-se apóstolo, Paulo, chamado anteriormente Saulo, perseguia cristãos. Porém, ao ir em direção a Damasco, Paulo foi cercado por uma luz que vinha do céu e ouviu um chamado do Senhor para que se convertesse.

Quando foi escrito: O livro de Atos foi provavelmente escrito entre 61-64 dC.

O livro de Atos enfatiza a importância da obediência à Palavra de Deus e a transformação que ocorre como resultado do conhecimento de Cristo. Há também muitas referências daqueles que rejeitaram a verdade que os discípulos pregavam sobre o Senhor Jesus Cristo. Poder, ganância e muitos outros vícios do diabo são evidenciados no livro de Atos.

Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Atos 4.19

E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5.32

O livro de Atos apresenta a história da igreja cristã e a propagação do evangelho de Jesus Cristo, bem como a crescente oposição a ele. Os discípulos foram capacitados pelo Espírito Santo para serem Suas testemunhas em Jerusalém (capítulos de 1 à 8.1-3), Judéia, Samaria (capítulos 8.4-12.25) e até os confins da terra (capítulos 13.1-28). Incluídos na última seção estão três viagens missionárias de Paulo (13.1 à 21.16), seus sofrimentos em Jerusalém e Cesareia (21.17 à 26.32) e sua última viagem a Roma (27.1 à 28.31).

Os gentios são integrados a Igreja Apostólica Primitiva: A visão de Pedro de um lençol em Atos 10.9-15 agora tanto Judeus como Gentios, ambos estão agora unidos na Nova Aliança através da fé no sangue derramado por Cristo na cruz.


O Concílio de Jerusalém é um dos pontos cruciais no livro de Atos, assim como a conversão de Paulo e de Cornélio. O tema da discussão desse Concílio foi a posição dos judeus em relação à aceitação de gentios cristãos como membros da Igreja.

O Concílio de Jerusalém - Lemos Atos 15.22-29

v22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.

v23 - E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.

v24 - Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,

v25 - Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,

v26 - Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

v27 - Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.

v28 - Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:

v29 - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.


01 - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos: Qualquer tipo de participação em cerimonia religiosa (1 Coríntios 8.10)

02 - e do sangue: Comer carne crua - A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Gênesis 9.4

03 - e da carne sufocada: Entende-se este termo referente ao animal morto sem que seu sangue tenha sido tirado, qualquer animal morto por enforcamento ou pancada sem que logo após seu sangue não tenha sido tirado.  (Gênesis 9.4)

04 - e da fornicação: Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6.18


No começo, a Igreja era composta praticamente de judeus convertidos, que haviam sido circuncidados, segundo a lei do Antigo Testamento. Até mesmo Pedro, algum tempo antes, teve muita dificuldade para aceitar a comunhão com os gentios.

O que fica muito claro nesta passagem que desda época apostólica havia muitos que se apresentavam como cristão e tentavam mudar a igreja de judaica cristã para cristã Judaica. Temos que ser uma igreja judaica cristã e não cristã judaica

Clemente de Roma – 10 – 100 dC – Sucessor de Pedro
Inácio de Antioquia – 35-108 dC – Guarda do sábado/Aos Magnésios
Quintus Septimius Florens Tertullianus - 150 dC – 220 dC Pai da trindade
Orígenes de Alexandria - 185 dC – 254 dC – Filosofo apologeta

Como ser uma igreja judaica cristã?

Devemos fugir da idolatria: De onde vem a liturgia de nossos cultos?
Fugir dos costumes de alimentação pagã: De onde vem nossas festas e tradições?
Fugir da prostituição: Qual valor damos ao matrimônio e a vida sexual?

Sinopse
Não esqueça que na aula transmitida temos a sinopse onde explicamos focalizados alguns pontos da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário