Festa de Hanuká
por Pastor Luciano Batista
Em meio a tantas festas religiosas que estamos envolvidos, eu escolhi preservar a identidade da minha fé. Por essa razão eu tomo por tradição pessoal a comemoração da FESTA DE HANUKÁ em minha casa. Uma vez que não estou judaizando minha casa mas sim preservando a identidade e a boa tradição
Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. 2 Tessalonicenses 2.15
Farei algumas adaptações a essa tradição para que eu possa obedecer seu princípio sem negar sua originalidade.
É bom lembrar que existe uma passagem que Jesus abordou o assunto adoração com uma mulher no poço de Jacó. Uma vez que o assunto era adoração
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar João 4.20
Devemos observar a colocação de Jesus, após a sua afirmação de adoração a Deus
Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus João 4.22
Em outras palavras: Vocês fazem adoração (festas) sem conhecer o que se adora, mas nós Judeus conhecemos o objeto de culto (festa) antes mesmo de prestar culto (festas)
Se desejamos aproveitar o feriado do dia 25 de dezembro. Não precisamos comemorar uma festa que o objeto de culto é desconhecido, uma vez que quando os cristão comemoram o Natal, eles alegam estar lembrando o nascimento do Messias. Com essa afirmação estão concordando não só com a festas mas com tudo que envolve a mesma.
Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Gálatas 2.18
Então podemos aproveitar a comemoração da dedicação do templo que é chamada de festa de Hanuká, que também é realizada no inverno.
Os judeus não comemoram nem o Natal nem o Ano Novo nos “moldes” cristãos – apesar de reconhecerem que Jesus existiu. Para essa cultura, principalmente em Israel, a comemoração de fim de ano é o Hanuká, que significa festa das luzes em hebraico e lembram as vitórias contra a opressão, a discriminação e a perseguição religiosa. A data marca a vitória dos judeus sobre os gregos há mais de dois mil anos, na batalha pela liberdade de seguir a sua religião.
A festa de Hanuká para os judeus começa no 25º dia do mês judaico de Kislev e dura oito noites.
A festa consagra a vitória dos judeus contra uma província grega que tentava impor o politeísmo. Segundo os crentes, para cada um dos dias é acesa uma vela até que todo o candelabro esteja aceso no último dia de festa. Também teria havido um milagre: o óleo para acender as velas do templo, que seria suficiente para apenas um dia, durou oito.
Na comemoração, peru e bacalhau são substituídos por panquecas de batata e bolinhos fritos em azeite. E em vez de desembrulharem presentes à meia-noite, as crianças recebem dinheiro.
Agora comemorar o Natal corremos o risco de afirmar uma mentira que o catolicismo vem usando como comércio religioso a muitos anos.
Convido você a comemorar o Hanuká como festa em sua vida (Uma vez que adoramos o Deus dos Judeus)
Minhas adaptações:
Hanukia: Um candelabro de nove velas usado para lembrar os 8 dias da festa e o milagre do azeite.
A nona vela é o servo, que é usado para acender as oito velas diárias.
As velas: Usaremos o costume de acender as velas na presença dos membros da família, como um ensinamento diário. Assim como deve acender uma vela a cada dia, daremos uma aula sobre cada vela para o dia.
Segue as velas:
Usaremos os sete Espírito de Deus e os nove frutos do Espírito como velas diárias que serão acesas.
Refeições e presentes: Usaremos jantares familiar e troca de presentes durante os oito dias.
Templo: Vamos focalizar a importância de ter um local para cultos, também um local de culto domésticos e sempre manter o corpo como principal templo do Espírito de Deus.
Esmolas: Dedicaremos um tempo especial para levar as verdades de Cristo ao mundo.
Agora, entendendo um pouco mais sobre a Festa da Dedicação, podemos celebrá-la alegremente nosso culto de Ação de Graças
1 Tessalonicenses, 3:9 - Pois, que ação de graças podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus,
Hag Hanuká Sameach! Feliz Festa de Hanuká!
Nenhum comentário:
Postar um comentário