domingo, 9 de junho de 2019

Shavuot/Pentecoste - Semana 01: Saindo do Egito - Arrependimento

Evento anual das semanas (Shavuot/Pentecoste)

Em todos os anos passado nosso congresso (Pascoa), damos inicio a contagem de pentecoste. Onde vamos ter sete domingos de ensinamentos sobre o tema Pentecoste (Shavuot).


Saindo do Egito
Arrependimento
Pastor Luciano Batista


E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim. E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos. E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros. Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos. E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado. Êxodo 12.29-38


Passado nosso congresso (Pascoa), damos inicio a contagem de pentecoste. Onde vamos ter sete domingos de ensinamentos sobre o tema Pentecoste (Shavuot).

Em nossa saída do Egito temos cinco pontos que vamos trabalhar nesta semana para sairmos de vez do Egito.


Antes de iniciar os pontos gostaria de lembrar a vocês o que estamos aprendendo sobre nossa libertação neste ano.

Aprendemos sobre um cordeiro para cada família, e podemos agora entender o grande valor e significado que a Bíblia (cordeiro) tema para nossa vida. Durante sete dias podemos cuidar e amar nossa Bíblia, é obvio que podemos continuar a cuidar bem de nosso cordeiro.

Aprendemos também sobre porcos sagrados, e esse ensinamento é uma forma clara de lembrar que hoje somos salvos, mas não deixamos de ser porcos. Podemos e devemos sempre lembrar de onde Deus nos tirou e como operou grandemente em nosso favor.

Agora vamos aos pontos desta semana que vamos iniciar amanhã.

01) porque não havia casa em que não houvesse um morto
Toda escolha trás consequências, e no Egito devemos lembrar que essa geração nasceu e cresceu como escravos e não sabiam o que era viver como livre. Hoje parece fácil e até fazemos piadas sobre os hebreus. Mas temos muitos apostólicos que ainda mantêm o velho homem vivo e guardado em sua alma. Para deixar o Egito é preciso deixar também os mortos.
Romanos 6.17-23 - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 

02) Levantai-vos, saí do meio do meu povo

Faraó e todos os egípcios temiam a permeância dos hebreus devido as 10 pragas que eles sofreram e por isso pediam que saíssem do Egito. O mundo não aceita você com aparência de apostólico, se for permanecer o Egito tem que evitar falar de seu Deus e se seus costumes.
Êxodo 5.1,2 - E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.

03) e ide, servi ao Senhor

Lembrando que essa geração nasceu e cresceu no Egito, e estavam acostumados com os deuses e cultos dos egípcios. Assim como nós que vivíamos fazendo o que achávamos correto e servindo os deuses de nossos pais. Agora somos convidados a sair do Egito e servir ao Senhor Deus.
Êxodo 20.2,3 - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

04) E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios
Em José o Egito se tornou a nação mais rica do mundo e o povo entrou como família do governador. Mesmo que no decorrer dos anos eles passaram ser visto como escravos e miseráveis, nunca perderam a posição de família de Jacó. Em sua saída do Egito Deus fez com que os egípcios dessem ouro e prata aos povo hebreu e eles sairão do Egito prósperos e armados. Com essa lição quero lembrar aos irmãos que devemos viver de modo que todos tenham respeito por nós.
2 Coríntios 8.21 - Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

05) E subiu também com eles muita mistura de gente

A mistura foi a causa de muitas quedas na história do povo hebreu. Poderíamos gastar horas para comentar sobre a mistura e suas consequências. Mas vou apenas lembrar a vocês que sair do Egito trazendo amizades estranhas podem causar grandes perdas em nossa caminhada.
2 João 1.10-12 - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar face a face, para que o nosso gozo seja cumprido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário