domingo, 9 de junho de 2019

Shavuot/Pentecoste - Semana 05: Mortos no deserto Abrindo mão do pecado


Mortos no deserto
Abrindo mão do pecado
Números 14.18-24 - O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração. Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei. Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra, E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá. Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.

Semana 05: Mortos no deserto - Abrindo mão do pecado
Tópicos da semana 05: 1º O Senhor é longânimo, 2º Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, 3º não verão a terra de que a seus pais jurei e 4º porquanto nele houve outro espírito

1º O Senhor é longânimo:


Gosto de comparar a longanimidade com a paciência, mesmo sabendo que ser paciente é sempre suportar e com calma fazer o que deve ser feito. Paz+Ciencia= Paciência (a ciência da paz). Mas a longanimidade esta muito além da paciência, uma vez que a paciência aguarda e concerta, já a longanimidade acredita no melhor de tudo, mesmo que tudo esta indo ao contrario. 

Salmos 103.8-10 - Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.

2º Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo:


Um clamor de Moisés em favor do povo, lembrando que no capitulo 11 de Números o mesmo moisés estava bravo com o povo que agora ele clama por perdão. Somos pecadores e seremos bem-aventurados se Deus perdoar nossos pecados.

Salmos 32.1,2 - Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. 

3º não verão a terra de que a seus pais jurei:


Quando estávamos na vida do pecado, Deus apresentou um mundo melhor e uma realidade bem diferente do que vivianos. Mas é comum com o passar do tempo nos se deixar iludir com o mundo e achar que essa terra é uma ilusão e que o mundo de horror é a realidade. Deus nos ajude a chegar, entrar e morar na terra que Ele prometeu para nós.

Apocalipse 21.1-3 - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

4º porquanto nele houve outro espírito:
Mesmo na igreja existe varias categorias de cristão, e Deus esta esperando ver em nos um espirito excelente. Sempre temos que copiar os melhores.

João 15.14-16 - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário