domingo, 9 de junho de 2019

Shavuot/Pentecoste -Semana 02: Saudade do Egito Enfrentando o pecado


Saudade do Egito 
Enfrentando o pecado
Êxodo 16.1-8 - E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito. E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia. Então disseram Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito, E amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o Senhor. E quem somos nós, para que murmureis contra nós? Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor. 

Tópicos da semana 02: 1º Aos quinze dias do mês segundo, 2º Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, 3º E colherá diariamente a porção para cada dia, 4º No sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia, 5º E amanhã vereis a glória do Senhor e 6º As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor. 

1º Aos quinze dias do mês segundo

É natural que nos primeiros dias ou meses após sair do Egito sentimos falta de algumas coisas, porque nossa vida muda de forma radical e mesmo que a nova vida seja livre e bem melhor sentimos falta de algumas coisas que tínhamos quando estávamos no Egito. Mesmo que seja difícil temos que escolher o que for melhor e permanente. 
Êxodo 21.5,6 - Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre, Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

2º Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito

Uma realidade que poucos tem coragem de assumir. Um desejo muito forte de voltar a vida no Egito. O pecado é prazeroso e por ser movido pelo medo cria uma adrenalina que vicia. Temos que procurar a cura antes que isso nos leve a morte ou destruição.
Romanos 9.1-5 - Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.

3º E colherá diariamente a porção para cada dia

No Egito trabalhávamos para sobreviver, e no mundo somos assim, porque nossos vícios e costumes giram em torno de nosso ego e prazer momentâneo. Logo no Egito Deus mostrou o valor que Ele da para a família. Quando pediu para que o cordeiro fosse guardado em nossas casas por quatro dias (nos guardamos por sete dias).
Agora aprendemos a pensar em nossa família, futuro e nos mais carentes. Podemos hoje não trabalhar para enriquecer Faraó mas sim pesando em nosso futuro.
Romanos 8.16-18 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

4º No sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia

Seguindo a mesma ideia de colher o que Deus tem para nós, encontramos alimentação vinda da parte de Deus. A dieta de Deus foi pensando em todo o percurso que eles fariam durante a caminha no deserto. Uma coisa que Deus deixou claro para seu povo durante a caminhada foi o peso de sua responsabilidade.
Mateus 6.19-21 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

5º E amanhã vereis a glória do Senhor


Quando saímos do Egito, saímos com objetivo de fazer uma festa ao SENHOR nosso Deus no Deserto. Ou seja Ela não disse vou te colocar em uma mansão, mas disse faremos uma festa no deserto.
Mateus 17.1-8 - Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.

6º As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor. 

Nossa tragediaria do Egito ao Sinai, do pecado a libertação é uma caminhada duro e com muitos desafios. Nesta caminhada seremos testados em todos os nossos pontos fortes e fracos. Porém devemos sempre lembrar que o Guia é Deus! Não podemos reclamar da vida, mas sim aprender com ela e procurar fazer o certo da próxima vez. Porque os murmuradores não terão parte na promessa.
Judas 1.16-18 - Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário