domingo, 9 de junho de 2019

Shavuot/Pentecoste - Semana 04: Fome e sede no deserto Transformado pelo conhecimento


Fome e sede no deserto
Transformado pelo conhecimento
Levítico 25.8-10 - Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra, E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.

Semana 04: Fome e sede no deserto - Transformado pelo conhecimento
Tópicos da semana 04: 1º Contarás sete semanas de anos, 2º Farás passar a trombeta do jubileu, 3º Apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores, 4º E cada um à sua família.

Quero lembrar a todos que estamos em uma festa que o número sete tem uma importância muito grande e não poderíamos contar sete semanas de sete dias sem procurar entender o porque desta repetição de setes.
Vou citar alguns texto para que eu posso chamar a sua atenção ao número sete.  

Deus cria o tudo em sete dias: Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2.1-3

O texto do resgate apresenta sete Espírito de Deus: E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. Apocalipse 5.6

Shavuot é a festas das semanas: Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas. Deuteronômio 16.9

Jesus apresenta o modelo de multiplicação de sete como o perdão pleno e perfeito: Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18.22

1º Contarás sete semanas de anos
Na aula de hoje vamos focalizar a festa de jubileu, onde encontramos libertação e restituição ao povo de Deus.
Como falamos antes o número sete tem uma ligação muito grande com a criação, restauração e restituição. Neste primeiro tópico abordaremos o perdão no Shavuot. 
Vamos ler um texto que oferece perdão ao povo e para o sacerdote que pecar. Ou seja Deus planejou em sua perfeição o perdão para quem não deveria pecar.
Levítico 4.1-6 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do Senhor, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao Senhor, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado. E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o Senhor. Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da congregação; E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e daquele sangue espargirá sete vezes perante o Senhor diante do véu do santuário.
Levítico 4.16-18 - Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação, E o sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue, e o espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu. E daquele sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante a face do Senhor, na tenda da congregação; e todo o restante do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da porta da tenda da congregação.

2º Farás passar a trombeta do jubileu

O toque da shofa é o anuncio de convocação, anuncio de festa e chamada de transformação. No texto em questão observamos que a o anuncio da libertação e restauração: Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra, e santificareis o ano qüinquagésimo.
Devemos cantar ao som de trombeta a libertação e a vinda de nosso Deus.
Joel 2.1 - Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
1 Coríntios 15.52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

3º Apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores

Sempre vamos sentir saudade do Egito se não aceitarmos a libertação. Fomos arrancados das guarras de Faraó e não temos que viver com medo das acusações e mentiras que tanto Faraó como as nações que passaremos durante a peregrinação irão dizer de nos.
João 8.31-36 - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

4º E cada um à sua família.

Mais que um processo de libertação, Deus esta oferecendo neste shavuot a restauração de uma família no altar de Deus. Vemos nesta ano aceitar o perdão e a restauração que Deus quer fazer em nos e vamos mergulhar na vontade de Deus. 
Efésios 2.11-22 - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário