domingo, 9 de junho de 2019

Shavuot/Pentecoste - Semana 03: Passando o grande mar Batismo nas águas


Passando o grande mar
Batismo nas águas
Salmos 136.1-26 - Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que por entendimento fez os céus; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que estendeu a terra sobre as águas; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que fez os grandes luminares; porque a sua benignidade dura para sempre; O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre; A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre; O que feriu o Egito nos seus primogênitos; porque a sua benignidade dura para sempre; E tirou a Israel do meio deles; porque a sua benignidade dura para sempre; Com mão forte, e com braço estendido; porque a sua benignidade dura para sempre; Aquele que dividiu o Mar Vermelho em duas partes; porque a sua benignidade dura para sempre; E fez passar Israel pelo meio dele; porque a sua benignidade dura para sempre; Mas derrubou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que guiou o seu povo pelo deserto; porque a sua benignidade dura para sempre; Aquele que feriu os grandes reis; porque a sua benignidade dura para sempre; E matou reis famosos; porque a sua benignidade dura para sempre; Siom, rei dos amorreus; porque a sua benignidade dura para sempre; E Ogue, rei de Basã; porque a sua benignidade dura para sempre; E deu a terra deles em herança; porque a sua benignidade dura para sempre; E mesmo em herança a Israel, seu servo; porque a sua benignidade dura para sempre; Que se lembrou da nossa baixeza; porque a sua benignidade dura para sempre; E nos remiu dos nossos inimigos; porque a sua benignidade dura para sempre; O que dá mantimento a toda a carne; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre.

Semana 03: Passando o grande mar - Batismo nas águas
1° Louvai ao Deus dos deuses, 2° E tirou a Israel do meio deles, 3° Aquele que dividiu o Mar Vermelho em duas partes e 4º Aquele que guiou o seu povo pelo deserto

1° Louvai ao Deus dos deuses


Nosso assunto hoje esta ligado a gratidão e reconhecimento. Podemos dizer obrigado e até mesmo de mostrar alegria ou forte emoção no ato do agradecimento. Porém qual é a principal forma de demonstrar agradecimento ao Deus dos desuses. Essa expressão nos lembra que para garantir a nossa salvação antes Ele derrotou todos os deuses.
Salmos 96.3-5 - Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus.

2° E tirou a Israel do meio deles


Seguindo o assunto louvor ao Deus que é incomparável é inevitável lembrar que somos o que somos porque foi Ele que mudou nossa história. Além da gratidão ao verdadeiro Deus, devemos sempre lembrar desta fato único na história, e esse é o motivo que a contagem de shavuot inicia depois da pascoa que é uma festa anual para recordar o grande livramento que Deus deu a seu povo. Hoje usamos a mesma festa para recordar tanto a saída do Egito como o resgate na cruz. 
Deuteronômio 32.36-40 - Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado. Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam, De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo. Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.

3° Aquele que dividiu o Mar Vermelho em duas partes


Esta semana é semana de agradecimento e neste tópico quero recordar e se possível pedir que faça algum gesto de reconhecimento para agradecer o dia que Deus abriu o mar sem sua vida. Seja um louvor especial (tem que ser especial), uma oferta, um presente para a igreja ou até mesmo um verso. Nesta semana faça alguma coisa que demonstre sua gratidão a Deus. Isso deve ser publico.
Gênesis 23.10-13 - Ora Efrom habitava no meio dos filhos de Hete; e respondeu Efrom, heteu, a Abraão, aos ouvidos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo: Não, meu senhor, ouve-me: O campo te dou, também te dou a cova que nele está, diante dos olhos dos filhos do meu povo ta dou; sepulta a tua morta. Então Abraão se inclinou diante da face do povo da terra, E falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta.

4º Aquele que guiou o seu povo pelo deserto


Quando se fala de deserto não estamos falando de conforto e nem de segurança. Além de animais, seca, calor, frio também tem os saqueadores. Mas observe esse tópico: Aquele que guiou o seu povo no deserto.
Podemos sim estar exposto a tudo isso, mas não podemos esquecer que somos guiados pelo Deus dos deuses, Deus que nos tirou do Egito, Deus que dividiu o Mar Vermelho em duas partes.
Se temos esse Deus conosco que medo pode o deserto apresentar?
Isaías 43.1-5 - Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário