sábado, 30 de maio de 2020

30/05/2020 - SHAVUÔT – A FESTA DAS SEMANAS

Identidade Apostólica

Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.
Atos 20.16


Todas as festas bíblicas aponta ao Cristo e não só as festas mas todas alegorias do Antigo Testamento aponta a pessoa do Cristo. Hoje somos chamados de Pentecostais e muitos desconhecem o que é ser pentecostal e menos ainda a festa de pentecoste.
Porém essa festa é uma identidade do povo judeu como o povo que foi tirado do Egito e recebeu a Torá no Sinai
Mas como essa festa pode ser nossa identidade hoje?

Sete semanas de aprendizagem:

01 - A saída do Egito – Nossa saída do mundo de pecado, traz grandes mudanças em nossa conduta, aparência e personalidade

02 - A euforia da liberdade – Quando iniciamos na fé achamos que tudo será fácil e que nunca mais vamos chorar e ter problemas. Mas logo percebemos que não é tão simples assim.

03 - O deserto da realidade – O choque de realidade é como as borboletas o sair do casulo. Um período difícil que ensina muito sobre nossas capacidades

04 - A saudade do cativeiro – Infelizmente muitos que passam pelo choque de realidade, não suporta conviver com uma realidade e preferem voltar para o mundo onde o Faraó é quem dita as regras.

05 - Fugindo de Faraó – Por outro lado os que vence o período de choque, ainda tem que enfrentar a perseguição de Faraó que não desejar abrir mão de seus escravos viciados

06 - A quem servir – Agora livres de Faraó e recém passado pelo choque de realidade podemos, escolher servir ao Deus que nos tirou da terra do Egito ou então viver errantes no deserto sem líder e sem direção.

07 - Identidade Apostólica – Espero que tenha escolhido servir ao verdadeiro e único Deus. Se essa foi a sua escolha, seja bem-vindo a família apostólica

Vamos agora entender mais sobre a festa de Pentecoste e o porque somos pentecostais.


E, cumprindo-se o dia de Pentecostes

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos 2.1,2


SHAVUÔT – A FESTA DAS SEMANAS

Dentre as festas do calendário bíblico/judaico, SHAVUÔT (semanas em hebraico, ou pentecostes, em grego), é a quarta festa. Vejamos o que diz a palavra em Levítico 23.15-21

v15 - Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.

v16 - Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.

v17 - Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao Senhor.

v18 - Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao Senhor, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.

v19 - Também oferecereis um bode para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.

v20 - Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote.

v21 - E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

É incrível como a Palavra de Deus é complexa e profunda, cheia de detalhes. Na Festa dos Pães Ásimos, Deus mandava contar sete dias até a Festa de das Primícias. Agora, Deus manda o povo judeu contar sete semanas inteiras até que se complete o qüinquagésimo dia, o Dia de Pentecostes. Se prestarmos bem atenção, as festas judaicas representam nossa caminhada de libertação, assim com o povo hebreus caminhou do Egito até o Sinai. Sabemos que todas as Festas falam da pessoa do Messias. Vimos que nas três primeiras Festas, era-nos apresentada a pessoa do Messias ressurreto, ou seja, aquele que ressuscitou dos mortos e agora está vivo. Sua obra redentora está presente em nós. Ele nos resgatou da vida de pecado, tem nos libertado ao longo desta caminhada pelo deserto.

O cumprimento dos dias de Pentecoste deve causar em nos um avivamento muito grande e uma restauração a fé apostólica.

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? Atos 1.5,6

Existe a promessa do derramar do Espírito e de ressurreição:

Lemos Ezequiel 37.11-14, 26-28

v11 - Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.

v12 - Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

v13 - E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.

v14 - E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.

v26 - E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

v27 - E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

v28 - E os gentios saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.

Paulo confirma esse evento em Romanos 11.8,15,26,27

v8 - Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.

v15 - Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

v26 - E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

v27 - E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.



Assim como no Sinai a podemos ver o agir do Espirito de Deus e o recebimento dos mandamentos

João 14.19-21

v19 - Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

v20 - Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

v21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Lemos ainda em Atos 5.31,32

v31 - Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

v32 - E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

Como definir um pentecostal?

Ele permanece em Jerusalém (Uma igreja ligada a Jerusalém e não a Roma)

Atos 1.4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.


Todos recebem o dom de falar em outras linguás na descida do Espírito Santo

Atos 2.4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Como fruto de seu arrependimento ele recebe o batismo nas águas em nome de Jesus Cristo

Atos 2.38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo

Todos permanecem na doutrina dos apóstolos e não do sistema religioso

Atos 2.42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Espero que essa festa de pentecostes onde passamos todos os 49 dias após a pascoa em uma quarentena onde sentimos em nossa pele os reflexo do deserto e da caminhada solitaria, possa ter criado em você uma armadura e forjado o seu caráter apostólico para que ao chegar me nossa Canaã não tenhamos mais lembranças e nem saudades do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário