quarta-feira, 27 de maio de 2020

CBA 004 - Evangelho de Lucas

Evangelho de Lucas

Daremos continuidade a aula de nosso curso CBA, e hoje trataremos sobre o Evangelho de Lucas

Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde oprincípio, e foram ministros da palavra, Lucas 1.1,2

Sobre Lucas
Lucas nasceu na Antioqua, na Síria, situada próxima à costa do Mediterrâneo, hoje o sudeste da Turquia, no século I da Era Cristã. Por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada. De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. Ele não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de Paulo.

O evangelho de Lucas não identifica o seu autor. Com base em Lucas 1.1-4 e Atos 1.1-3, é evidente que o mesmo autor escreveu ambos Lucas e Atos, dirigindo os dois ao "excelentíssimo Teófilo", possivelmente um dignitário romano. A tradição desde os primeiros dias da igreja foi que Lucas, um médico e companheiro próximo ao Apóstolo Paulo, escreveu tanto Lucas e Atos

Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. Colossenses 4.14

só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. 2 Timóteo 4.11

Isto faria de Lucas o único gentio a escrever um dos livros da Escritura.

O Evangelho de Lucas foi provavelmente escrito entre 58 e 65 dC.

Assim como os outros dois evangelhos sinóticos, Mateus e Marcos, o propósito deste livro é revelar o Senhor Jesus Cristo e tudo o que Ele "começou a fazer e a ensinar até ao dia em que... foi elevado às alturas" (Atos 1.1-2).

Sinótico é o nome atribuído aos três primeiros evangelhos do Novo Testamento. Isso ocorre pelo fato que os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas possuem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência e, até algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e utilizando as mesmas palavras.

Ou seja, os Evangelhos Sinóticos são chamados dessa maneira por serem semelhantes ou por seu paralelismo, sendo este nome designando os três primeiros evangelhos, porque o evangelho de João não é sinótico, pois este relata a história de Jesus de maneira substancialmente distinta.

O Evangelho de Lucas é único por ser uma narração meticulosa -- uma "exposição em ordem" (também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. Lucas 1.3) compatível com a mente médica de Lucas -- muitas vezes dando detalhes que as outras narrativas omitem. A história de Lucas da vida do Grande Médico enfatiza o seu ministério - e compaixão –aos gentios, samaritanos, mulheres, crianças, cobradores de impostos, pecadores e outros considerados marginalizados em Israel.

Um texto muito importante no evangelho de Lucas é o fato de mencionar o senso de Quirino, esse fato possibilita ter provas históricas sobre o nascimento de Jesus

Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. Lucas 2.2

Porém existem um debate teológico sobre esse evento que diz: Como pode a Bíblia estar correta (no Evangelho Segundo Lucas, capítulo 2, versículo 2) ao afirmar que o grande censo ordenado por César Augusto de Roma no tempo do nascimento de Jesus em cerca de 4-5 a.C. ocorreu "quando Quirino era Governador" se Quirino (or Cyreno) só se tornou governador no ano 6 d.C.?! Não é esse um caso claro de um erro bíblico em matéria de história?

Faremos agora uma análise sobre esse assunto.
Hoje, há inúmeras razões para dar ao médico Lucas o benefício da dúvida. Por várias vezes o médico Lucas provou ser um historiador confiável.
Veja a Web Enciclopédia Bíblica de ChristianAnswers: O que é um censo?
Até hoje, o único censo próximo a esse período sob o governo de Quirino documentado fora da Bíblia é o referido pelo historiador Josefo (Antiguidades XVIII, 26 [ii.1], o qual segundo ele ocorreu em 6 d.C.

Agora observe que Lucas 2.2 diz que o censo ocorrido próximo ao tempo em que José e Maria desceram a Belém foi o primeiro censo ocorrido durante o governo de Quirino sobre a Síria. Isto implica que posteriormente houve um segundo censo provavelmente aquele referido por Josefo o qual o Dr. Lucas certamente também conheceu.

Outro texto e suor que tornou-se grandes gotas de sangue

Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. Lucas 22.43-44

Encontramos somente no Evangelho de Lucas essa referência onde Jesus em alguns momentos ele antes de ser preso sendo reconfortado por um anjo e também sofrendo de hematidrose que é uma condição médica rara em que uma pessoa pode suar sangue quando submetida a grande estresse físico ou emocional
Esse texto é uma das maiores provas que o escritor seria um médico, devido o cuidado ao mencionar esse evento.

O evangelho de Lucas começa contando-nos sobre os pais de Jesus, o nascimento de seu primo (João Batista), a viagem de José e Maria a Belém, onde Jesus nasceu numa manjedoura, e a genealogia de Cristo através de Maria. O ministério público de Jesus revela a Sua perfeita compaixão e perdão através das narrativas do filho pródigo, do homem rico e Lázaro e do Bom Samaritano. Enquanto muitos acreditam nesse amor sem preconceitos que ultrapassa todos os limites humanos, muitos outros especialmente os líderes religiosos desafiam e opõem-se às reivindicações de Jesus. Os seguidores de Cristo são incentivados a contar o custo do discipulado, enquanto que seus inimigos buscam a Sua morte na cruz. Por fim, Jesus é traído, julgado, condenado e crucificado. Entretanto, a sepultura não pode prendê-lo! Sua ressurreição garante a continuação do seu ministério de buscar e salvar o perdido.

Como um gentio, as referências de Lucas ao Antigo Testamento são relativamente poucas em relação ao evangelho de Mateus, e a maioria das referências do Antigo Testamento estão nas palavras ditas por Jesus em vez de na narração de Lucas. Jesus usou o Antigo Testamento para se defender contra os ataques de Satanás, respondendo-lhe com "Está escrito" (Lucas 4.1-13); para identificar-se como o Messias prometido (Lucas 4.17-21); para lembrar os fariseus de sua incapacidade de manter a lei e da necessidade de um Salvador (Lucas 10.25-28, 18.18-27); e para confundir o seu conhecimento quando tentaram enganá-lo e prová-lo (Lucas 20).

Lucas nos dá um belo retrato do nosso Salvador compassivo. Jesus não se sentia "incomodado" pelos pobres e necessitados, na verdade, eles eram o foco principal de Seu ministério. Nos tempos de Jesus, Israel era uma sociedade muito consciente de suas classes sociais. Os fracos e oprimidos eram literalmente impotentes para melhorar sua sorte na vida e estavam especialmente abertos à mensagem de que "a vós outros está próximo o reino de Deus" (Lucas 10.9). Esta é uma mensagem que devemos levar para aqueles ao nosso redor que desesperadamente precisam ouvi-la. Até mesmo em países relativamente ricos, talvez especialmente por isso, a necessidade espiritual é tremenda. Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus e levar as boas novas da salvação para os espiritualmente pobres e necessitados. O reino de Deus está próximo e o tempo fica cada vez mais curto a cada dia.

Aprendemos com Lucas, que não precisamos ser judeus para ser representantes oficiais de Cristo. Mesmo sendo gentio e contribuiu com a propagação do evangelho após estudar (Investigar) a vida de Jesus através dos apóstolos e discípulos que foram testemunhas oculares deste fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário