quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Aula 03 - Comunicação

Aula 03 - Comunicação
E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Eclesiastes 9.15

Saudações apostólicas aos membros do grupo Nação Unicista, como já sabem eu ou Pastor Luciano Batista
Vamos ao áudio 03 com o tema: Comunicação
Lembrando que estou disponível no grupo ou no privado para apresentar auxilio matrimonial.

Segundo os maiores estudiosos do tema família a comunicação é a amar mais forte contra ou a favor da família. Principalmente nos dias atuais onde a comunicação esta quase que extinção dentro do âmbito familiar. Com compartilhar um acidente aéreo onde a comunicação foi o estopim para a morte de 583 pessoas.

Desastre aéreo de Tenerife:

O desastre aéreo de Tenerife foi um acidente aéreo ocorrido no dia 27 de março de 1977, no aeroporto de Los Rodeos (atual aeroporto de Tenerife Norte), localizado na ilha espanhola de Tenerife, Ilhas Canárias. O acidente, no qual envolveram-se dois Boeing 747, um da KLM Royal Dutch Airlines, precedente de Amsterdam e outro da Pan American, precedente de Los Angeles, matou 583 pessoas, sendo o maior desastre aéreo da história. Foi causado por uma combinação de diversos fatores, como terrorismo, clima, erro humano e erro do controle de tráfego aéreo. Este desastre tem sido amplamente utilizado em companhias aéreas para treinamento de seus funcionários.[1]
A explosão de uma bomba no aeroporto de Gran Canária e a ameaça de uma segunda bomba fez com que a maioria das aeronaves com destino a Gran Canaria fossem desviadas para Tenerife, entre eles os voos KLM 4805 e Pan Am 1736. Em Tenerife, os controladores tiveram que estacionar as aeronaves nas taxiways, bloqueando as mesmas. Enquanto as aeronaves aguardavam em solo a reabertura do aeroporto de Gran Canaria, uma densa névoa se formou sobre a pista de Tenerife, já que o aeroporto fica localizado em um platô e é propenso a nevoeiros, o que reduziu a visibilidade.
Quando Gran Canaria reabriu, as aeronaves foram liberadas para decolagem aos poucos. Mas, como as taxiwaysestavam bloqueadas, as aeronaves deveriam taxiar até o final da única pista do aeroporto e lá fazer um giro de 180° e decolar. A neblina era tão densa que nenhum avião conseguia estabelecer contato visual entre si e entre os controladores. Como o aeroporto, naquela época, não tinha radar de solo, os controladores poderiam guiar-se apenas por relatos fornecidos pelos pilotos perante a sua localização.
Logo que o KLM taxiou pela pista e fez o giro, o Pan Am foi autorizado também a taxiar e posicionar-se logo atrás do KLM na espera para a decolagem. Mas, logo após completar o giro, o KLM iniciou a corrida de decolagem, mesmo com o Pan Am ainda taxiando pela pista. Quando o Pan Am avistou as luzes de decolagem do KLM, ele tentou desviar, mas foi tarde demais. O KLM, que tentou decolar mas sofreu um tailstrike e estolou, colidiu com o Pan Am e se despedaçou pela pista.
Como o acidente ocorreu em território espanhol, a Espanha foi responsável por investigar o acidente. O acidente envolveu aeronaves dos Estados Unidos e dos Países Baixos, que auxiliaram na investigação. O inquérito revelou que a principal causa do acidente foi o capitão do voo da KLM decolar sem autorização dos controladores.[2] A investigação especificou que o capitão não tentou decolar intencionalmente, mas acreditava já ter sido autorizado, devido a confusões na pronúncia do inglês.[3] Os investigadores holandeses acusaram a KLM de fornecer mau treinamento a sua tripulação,[4] mas voltaram atrás e acusaram o controle de tráfego aéreo pela má compreensão da língua inglesa.[5]
O acidente teve consequências duradouras sobre a indústria, em particular na área da comunicação. A fraseologia padrão da aviação sofreu severas modificações, reduzindo assim a possibilidade de mal-entendidos. Além disso, foi construído o aeroporto de Tenerife Sul, o qual fica ao nível do mar, evitando a formação de nevoeiros.

Como aprendemos com esse desastre aéreo que mesmo que tudo esta contra o nosso casamento, com bom uso da comunicação podemos vencer todos as berreiras do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário